Afinal, o que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual consiste na criação de um ambiente virtual, que simula efeitos sonoros e visuais para fazer o usuário acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. Esta experiência pode ser semelhante ou completamente diferente da realidade atual.

Com o uso da Realidade Virtual, podemos fornecer experiências imersivas sobre os conceitos e produtos de uma empresa. É uma solução poderosa para respostas emotivas.

Existem várias opções de interação. Desde as mais simples, com o uso apenas de seu dispositivo móvel ou mouse e teclado para computadores, até o uso de dispositivos extras como óculos, sensores de movimento, luva e controles.

Características

Existem duas características importantes no desenvolvimento de uma Realidade Virtual.

Imersão

É quando o usuário tem a sensação real de estar dentro do mundo virtual e é capaz de manipular os objetos como se fossem reais. Para isso é necessário o uso de componentes adicionais como óculos, luvas, sensores de movimento, etc.

Para ambientes mais simples, é possível também a criação de uma Realidade Virtual no qual o usuário manipula o ambiente apenas com o seu dispositivo padrão de entrada, como por exemplo: mouse, teclado ou tela de um dispositivo móvel. Denominamos este caso de Realidade Virtual não imersiva.

Interação

É a utilização dos sentidos sensoriais (visão, audição e tato) para o uso na Realidade Virtual.

Aplicações

Por ser uma tecnologia tão vibrante, a Realidade Virtual está sendo utilizada mais a cada dia. Com isso, novos segmentos e novos usos são explorados a cada dia.

Podemos destacar alguns:

Jogos e entretenimento. Provavelmente o setor que mais utiliza a Realidade Virtual hoje em dia. O número de jogos e simuladores cresceram muito nos últimos anos.

Educação. Algumas escolas e universidades utilizam a Realidade Virtual para melhorar o processo de aprendizagem EAD, colocando o aluno mais próximo ao professor, com vários benefícios: maior envolvimento, melhora na compreensão de assuntos complexos e menos distrações.

Teleconferência. O uso da RV para os sistemas de conferência permite explorar uma interação e imersão maior do que os sistemas atuais, que utilizam apenas áudio e vídeo, aproximando assim os participantes. É um setor que está cada vez mais sendo explorado.

Auditório virtual em Realidade Virtual

Engenharia e arquitetura. Permite a construção virtual de ambientes complexos e protótipos. Reduzindo assim o tempo de projeto e os seus custos.

Ambientes virtuais. Com o advento da pandemia atual, temos que repensar a forma como fazemos algumas atividades rotineiras. Com o uso da RV, podemos repensar como nos relacionamentos com feiras, eventos, lojas, etc. Veja neste post um detalhamento maior.

Você conhece a nossa oferta de Realidade Virtual?

A Realidade Virtual é uma tecnologia que vem crescendo a cada ano, junto com o seu valor de mercado.

Nós, da Cloud 7 Innovation queremos ofertar para nossos clientes tudo o que a Realidade Virtual é capaz de oferecer.

Entre em contato conosco e vamos conversar!

Deixe uma resposta