Ambientes Virtuais

Ambientes físicos e a pandemia

A pandemia que estamos passando está nos forçando a reavaliar e a repensar a forma como fazemos algumas atividades rotineiras. Alguns setores foram muito impactados por isso, como é o caso do segmento de feiras e eventos. Em questão de algumas semanas, grande parte deles foram cancelados, o que causou um impacto muito negativo tanto para os clientes dessas feiras, que deixaram de receber informações preciosas para os seus negócios, quanto para os expositores, que tiveram o impacto de suas marcas e produtos reduzidos.

Pessoas em uma feira presencial

Há alguma solução para este cenário? 

Acreditamos que possamos repensar a forma como as interações físicas são conduzidas. Ao utilizarmos a tecnologia como nosso aliado, podemos remover as barreiras que impossibilitam a construção desses eventos físicos. 

A Realidade Virtual

A Realidade Virtual consiste na criação de um ambiente virtual, que simula efeitos sonoros e visuais para fazer o usuário acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. 

Com o uso da Realidade Virtual, podemos fornecer experiências imersivas sobre os conceitos e produtos de uma empresa. É uma solução poderosa para respostas emotivas.

Aplicando a realidade virtual para a construção de ambientes virtuais

Ao aplicar a Realidade Virtual para a construção de ambientes virtuais (feiras, eventos, estandes, lojas, conferências, etc), uma série de oportunidades se abrem.

Estandes virtuais

Podemos aplicar a RV (Realidade Virtual) para a construção de estandes virtuais, onde uma empresa exibe os seus principais produtos e lançamentos e permite que o usuário possa interagir com todos esses componentes e ainda entrar em contato com representantes comerciais da empresa e até mesmo ser redirecionado para uma compra online. 

Estande interno da fórmula 1

Lojas virtuais

Já a aplicação de RV para a construção de lojas virtuais, permite que os usuários possam ter uma experiência agradável ao fazer a interação com os produtos em exibição. Os detalhes de cada produto e seus respectivos preços são facilmente mostrados ao usuário. Outra opção interessante neste contexto é a utilização de Realidade Aumentada (RA) para a exibição mais detalhada dos itens do catálogo.

Loja Virtual - Barbearia

Feiras e eventos virtuais

A aplicação de RV para a construção de eventos e feiras virtuais permite ao usuário ter uma experiência de imersão semelhante ao mundo físico, dando a possibilidade do usuário navegar entre estandes e interagir com as empresas, expositores e até mesmo outros usuários.

Estande externo da fórmula 1

 Conferências e reuniões virtuais

O uso da RV para conferências e reuniões virtuais permite um engajamento maior entre os membros da audiência. Permite também a remoção de distrações, o que mantém a audiência mais focada e aumenta a atenção. Em conjunto com a opção de feiras e eventos virtuais, permite uma experiência ampla aos usuários.

Auditório virtual em Realidade Virtual

O futuro dos ambientes é virtual?

Vimos que o uso da tecnologia aplicada às feiras e eventos virtuais nos dá uma flexibilidade grande de opções, principalmente nesta época complicada de pandemia.

Podemos listar também alguns benefícios dos ambientes virtuais:

  • Engajamento e atenção. Remover todas as distrações e permanecer focado durante a interação.
  • Interatividade. Aumento da interatividade do usuário com outros usuários, com as empresas e com os ambiente ao seu redor.
  • Menor custo de deslocamento e viagens. Redução de tempo perdido em deslocamento e redução de gasto de viagens e hotéis.

Não acreditamos, no entanto, que o futuro dos ambientes seja 100% virtual. Entretanto, acreditamos que o futuro possa ser híbrido. Isto é, podemos ofertar junto a uma feira física, a mesma feira virtual, possibilitando aqueles que não possam se locomover, por problemas logísticos ou de custo, a participar também da feira, com uma experiência muito próxima a participação física.

One thought on “Ambientes Virtuais

Leave a Reply