Realidade Virtual

A realidade virtual consiste em uma interface disponível em um ambiente virtual que simula efeitos sonoros, visuais e táteis para fazer o  usuário acreditar que aquelas interações ocorrem no mundo real. Com todos esses estímulos, há uma imersão total nesse meio simulado

A tecnologia está embasada em displays estereoscópicos, que incluem os headsets e os óculos. Em boa parte dos casos, seu uso está voltado para o entretenimento, mas há muitas outras possibilidades. 
Devido à evolução da computação gráfica, da capacidade de processamento das máquinas e dos sensores de movimento, a expectativa é que o mercado seja significativamente impactado em diferentes âmbitos.

 

CASOS DE USO

realidade_virtual_treinamento

Treinamento

A simulação de guerras e voos, por exemplo, já fazem parte do escopo de utilização da VR. No entanto, é possível adotar essa tecnologia para capacitar os colaboradores de outros cargos e funções. Por exemplo: um profissional da área administrativa pode ser inserido em uma situação predeterminada, que o testará a tomar decisões rápidas e que surtirão consequências positivas ou negativas.

realidade_virtual_esporte

Entretenimento

Os filmes, os desenhos e os seriados são interessantes, mas já pensou em assistir ao jogo do seu time de futebol diretamente de uma arquibancada virtual, sem se preocupar com imprevistos? Ou que tal ver um show da banda que mais gosta diretamente do seu sofá, mas com a experiência de que está no local?

VR

Turismo

Há muito tempo, os vídeos desempenham um papel fundamental no turismo e na divulgação de viagens, certo? A realidade virtual pode levar esses conteúdos para um nível mais avançado. Isso quer dizer que, além de poder ver por meio de uma tela vídeos sobre os destinos desejados, os turistas poderão, por meio da realidade virtual, ter uma experiência mais próxima do real do lugar escolhido.

POSSIBILIDADE DE TOURS 360º EM

AMBIENTES VIRTUAIS

Ao aplicar a Realidade Virtual para a construção de ambientes virtuais (feiras, eventos, estandes, lojas, conferências, etc), uma série de oportunidades se abrem